quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Decepção brasileira

Comentário que postei após ler o texto do Portal Imprensa sobre a "guerrinha" que a Rede Record travou com a Rede Globo por causa das denúncias contra o excelentíssimo senhor Bispo Edir Macedo (que se a gente não se cuidar, vai virar político logo logo!)

Gente, vamos combinar?
Um povo como o nosso, que não se dedica nem a aprender a própria língua, entrar na discussão de mérito e demérito da imprensa brasileira?
Amo meu país, mas preciso conhecer sua história, sua política e, antes de mais nada, sua cultura e sua língua.
O que está em pauta, como alguém comentou, não é a religião. TODA religião é boa. Apesar de seus "administradores".
A fonte básica de uma religião é a fé. E a fé vem da história religiosa - seja ela baseada na Bíblia, no Al Corão ou nos livros do Paulo Coelho.
O problema todo é o seguinte: alguém escolheu o Sarney para senador, e hoje acontece tudo aquilo em Brasília. Como alguém lá em cima comentou, em 1989 Rede Glogo realmente manipulou o debate entre Lula (atual presidente) e Collor (atualmente senador). E eu nunca vi nenhum Marinho se expor para falar que não. Vocês já viram?
Bom, aí a Record, que nasceu da junção entre duas grandes empresas nacionais, mas sob risco de falência (a Manchete, lembram? Já havia falido e mandado um monte de gente embora sem receber seus direitos, coisa que a Record não honrou), cresce em audiência por demérito - uma vez que COPIA DESCARADAMENTE "a melhor" (SIC) - e quando vê o nome de seu maior "patrocinador" na boca do povo, desespera-se e resolve atacar a mesma empresa à qual copia.
Oras! Mas se eu admiro alguém e o copio, é porque concordo com sua história e com suas ações, não?
E porque não ser imparcial com o fato de que Edir Macedo é o que é? Um dirigente sem escrúpulos que usa da fé de pessoas desesperadas (alguém já viu um culto da Universal? Eu já!) por resolver seus problemas. E assim, seu representante legal à frente de sua religião exige que elas doem um valor X até o prazo Y para que "Deus abençoe sua vida". E aí esse dinheiro financia "jatinhos para que os pastores possam visitar as unidades da IURD ao redor do mundo"? Por que manter um orfanato/hospício/asilo? Por que, né?
E por que a Record não abre sua boca limpa (alguém falou de programas pornôs, e eu falo de A Fazenda - reality show ridículo onde empregados dessa mesma empresa se ofendem entre si e ainda colocam a família dos outros no meio) para assumir que é bancada por uma igreja (coisa que todo mundo, por mais ignorante e desletrado que seja, sabe) e que o dirigente dessa igreja errou.
Gente, todo ser humano é passível de erro.
Jesus foi tentado pelo Diabo alguns dias antes de sua morte, não?
Se Ele, filho do Criador, pode passar pela tentação - apesar de resistir -, porque um ser humano de carne e osso não poderia passar por isso? Por que não assumir: eu caí em tentação e agora quero me redimir de meus pecados (avareza, né?). Vou doar todas as minhas riquezas para a verdadeira obra do Senhor e pagar meus impostos.
A Cesar o que é de Cesar. Trabalhar ninguém quer, né?
Não digo que seja fácil administrar a fé alheia, mas será que não dá para ser de uma forma honesta? Como a maioria dos brasileiros ainda o faz? Sustentar suas pobres famílias com o suor do próprio rosto?
Bom, voltando à imprensa: a Globo não é a perfeição, a Record não é a imperfeição.
A Globo foi exagerada em colocar 10 minutos no JN? Talvez. Vamos combinar: o Tralli manda MUITO BEM nas matérias investigativas, e a Globo usou como fonte um outro veículo (que não é de seu grupo, nem da família Marinho, e foi fechado pela Ditadura - ou não?) como fonte. E a Record? Só atacou? Por que não entrar com os fatos?
Contra fatos não há argumentos, portanto, fica difícil defender o bispinho das acusações impostas, não pela Globo, mas pelo MINISTÉRIO PÚBLICO.
Ah, vá plantar batatas, dona Rede Record!
Contrata os MELHORES repórteres da Globo, nomeia seus telejornais e programas com títulos quase iguais aos da concorrente e depois critica dessa forma?
Vamos reconhecer nossos próprios erros.
Não custa nada, e fica mais bonito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou, o que tem de parecido por aí, deixe seu blog para a gente visitar!