domingo, 11 de outubro de 2009

Sobre pedreiros e refrigerantes

Que pedreiro é um saco, todo mundo já sabe.
Que refrigerante é uma porcaria, também.
E que existe uma tênue diferença entre os dois, você sabia?
Pois é.
Você deve estar se perguntando: do que essa louca está falando?
E eu respondo. Mas vamos desde o início da história.
Quando compramos a casa, ainda sem acabamento, eu queria piso branco. O vendedor de materiais perguntou, de pronto: mas você pode pagar uma empregada? Eu, com cara de bolinha, perguntei: por quê???? Ao que ele respondeu com a frase que eu jamais vou esquecer: se cair um fio de cabelo branco no piso branco, ele aparece.
Eu, que não tenho cabelo branco (não sem pintar, claro), pensei que estaria frita.
Mas como não abro mão de luz, e piso claro ilumina a casa, optei por um cinza. Mais parece um branco encardido, mas não é branco.
Aí está o bendito:


Bom, o fato é que os pedreiros tomaram conta da casa por três longos meses. Entrou gente de tudo que foi lugar na toca. Foi pintor, encanador, marceneiro, serralheiro.
O bendito do marceneiro envernizou os caibros que suspendem a cobertura do quintal; o serralheiro pintou as grades. E tudo onde? Dentro da minha linda casa de piso instalado. Como não tinha mulher cuidando da "bagaça" para dar meia dúzia de gritos do tipo: "Aaaaai, meu chão! Quem manchar fica sem p#@*o!!!", eles deitaram e rolaram.
E aí, é claro, que a faxina da mudança não limpou tudo o que precisava ser limpo.
A sala foi, por algumas semanas, o depósito das caixas e sacolas do casal. Não tinha nenhum móvel lá até a chegada do telefone, quando colocamos um gaveteiro; depois chegou a estante e as mesas-ninho que eu fiz com amor e carinho, e essa semana chega o sofá.
Bom, vocês ainda devem estar se perguntando do que eu estou falando. Tá, vamo lá!
Sabe quando você faz uma festa em casa e o chão fica todo manchado de "caiu cerveja, ninguém limpou e grudou pó"?
Pois bem. No chão da minha sala tinha uns quatro focos desse tipo de mancha.
Lavei a sala IN-TEI-RA com sabão de côco líquido, com sabão em pó e água sanitária, com Ajax, Vejam e todo o arsenal de limpeza disponível no universo.
Foi quando lembrei do refrigerante.
fala sério, você olha para essas bolhas... não dá vontade?


Foi assim: quando eu era criança, minha mãe fez um estoque de guaraná debaixo do gabinete da cozinha. Saímos, e quando voltamos uma das garrafas (aquelas de vidro com tampa de chapinha, lembram?) tinha estourado e a cozinha estava inundada por 1 litro de guaraná.
Como o piso era daquelas cerâmicas antigas, vermelhas, encardia com facilidade e a limpeza não era lá das mais fáceis, nunca dava para ver a cor original dos ladrilhos.
Eis que percebemos que onde estava "sujo" de refrigerante, estava limpo da sujeira do dia-a-dia. E ali vimos a cor verdadeira do barro. E percebemos como refrigerante era bom para limpeza.

Todo mundo conhece a história de que não há nada melhor para desentupir um ralo ou limpar um forno que 2 litros de coca-cola sem gelo.
E foi então que, lembrando de toda essa limpeza de cozinha, pensei no refrigerante como minha última tentativa de limpeza para a sala. Chegamos a pensar que pudessem ter derramado algum tipo de ácido no piso, de tão presa que estava a tal mancha.
Ontem, depois de uma longa espera no supermercado, cheguei em casa, varri a sala e espalhei o refrigerante de limão por todo o piso (eu não queria uma parte mais limpa que a outra, né?).
Esfreguei com a vassoura de piaçava, joguei água, tirei todo o refrigerante do piso e voilá. Nenhuma mancha estava lá.
Passei mais uma água com Ajax, para ver se não era ilusão de ótica.
E não era.
O bendido refrigerante "in"acreditavelmente conseguiu remover a sujeira deixada pelo maledeto pedreiro/marceneiro/encanador/serralheiro/pintor - seja lá quem tenha sido.
O fato é: a gente bebe essa coisa! Deve ser por isso que refrigerante, em países de língua britânica, se chama SODA. Cáustica, né? Só se for!
E aí de noite, comendo aquela pizza de mussarela-puxa-puxa, olhei para a Coca-Cola, lembrei do cano da pia, lembrei do forno, lembrei do chão da sala... e pensei: ah, que se dane!
Vamos desentupir esse corpo!

Rs



Um comentário:

  1. genteeee sempre que lembro disso me da uma dor de estomago rsrsrs mais nao largo de tomat refrigerante naaaaao rsrsrs um dia tenho gastrite hauhauahua mais é a mais puta verdade... TEM COISA MELHOR PRA LIMPAR DOQUE REFRIGERABTE?? NAAAO!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comente o que você achou, o que tem de parecido por aí, deixe seu blog para a gente visitar!