sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Orgânico ecológico



Menina rosa shock que se preze se preocupa com o planeta, não é mesmo?
E é por isso que hoje eu quero dar umas diquinhas beeeem fáceis para o dia-a-dia: alimentos orgânicos.
Orgânico não usa agrotóxicos e adubos químicos, portanto não polui o solo - e por consequência os lençóis d'água fluvial - e por isso não mata animais que estavam lá beeeeem antes da plantação.
Orgânico não usa conservantes químicos, não usa hormônios na alimentação de aves, porcos e bois, não usa vacinas e antibióticos - que no nosso organismo só fazem aumentar a resistência das doenças.
Orgânico respeita a natureza do alimento, seja ele animal ou vegetal.
Orgânico, por incrível que pareça, alimenta mais. E alimenta o espírito, segundo os preceitos da Igreja Messiânica.
Bom, e vamos às dicas práticas.
Nas cidades grandes todo mundo acha fácil fácil nos mercados. Nas cidades pequenas, quase todo mundo tem uma hortinha em casa.
Preocupada em ter uma alimentação mais saudável, procurei por coisas que comemos em maior quantidade para incluir na alimentação aqui de casa.
Eis o que encontrei. (Quero deixar claro que não estou ganhando absolutamente NADA para falar sobre esses produtos e essas marcas)
- Arroz Albaruska, legítimo arroz de pilão. Você pode usar aquele tempero "Meu Arroz" (que não é orgânico, mas é pra lá de prático) e no lugar da água quente habitual, usar água fria mesmo, direto do filtro (usar água do filtro para cozinhar é uma questão de segurança, já que nem toda água é bem tratada). Fica soltinho, grande, e 1 copo aqui em casa rende 1 semana.
- Feijão Carioca Broto Legal. É orgânico, livre de agrotóxicos e conservantes. Eu deixo de molho por 12 horas, como aprendi com qualquer outro feijão. Cozinho por 10 (sim, dez) minutos na panela de pressão com um caldo de carne. Depois tempero com cebola, alho e shoyu. Congelo. E fico umas 2 semanas sem cozinhar. Dura muito. E o caldo fica grosso, lindo, e os grãos macios. Eu não podia comer feijão que acabava com o meu estômago. Até conhecer Broto Legal.
- Taeq Orgânico. Mais uma grande sacada do Grupo Pão de Açúcar. Uso várias coisas, mas a que mais gosto é do chá branco. Você sabia que as folhas são as mais afetadas pelos agrotóxicos? E são as que mais absorvem os adubos inorgânicos. Então, vale a pena investir em um chá (que substitui o café) branco da Taeq.
- Korin. Tudo dessa marca é orgânico. TUDO. Frango, ovo, legumes, verduras, água tratada de maneira orgânica. Tem até produtos para a limpeza da casa e técnicas de compostagem para fazer em apartamento. A Korin é da Igreja Messiânica, que cuida dos fiéis atravez do Johrei (espírito), Iebanas (belo) e Agricultura Natural (corpo = espírito materializado). Para ter uma idéia, antes do abate das aves, eles fazem um culto pedindo permissão às almas daqueles animais e agradecendo por elas darem suas vidas em prol das pessoas. Lindo, né?

Ainda existem outros produtos (cosméticos e afins) de várias marcas. Esses aí de cima são os que eu uso. E garanto a qualidade.
Procurar usar os biodegradáveis como Ypê também ajuda, viu?
Diminuir o tempo no banho, apagar as luzes acesas à toa, juntar roupa para lavar mais em menos tempo de máquina, passar mais roupas de uma só vez, desligar a tv quando não estiver assistindo e separar o lixo também são ações sustentáveis, e louváveis.

Espero que vocês tenham um final de semana mais verde. Vamos preservar o planeta para nossos filhos o encontrarem como nós encontramos - ou melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou, o que tem de parecido por aí, deixe seu blog para a gente visitar!