segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Horas vagas sem internet = ócio criativo

Vocês lembram de um episódio do Mundo da Lua, onde o protagonista Lucas perguntava ao avô (que era um fofo - todo vô deveria ser assim) o que era ócio criativo?
O avô explicou que é o momento em que você não está fazendo nada, mas está criando, certo?
Então... eu ando tendo esse momentos de ócio criativo.
Dia 7 de setembro dei meu grito de independência, saí da casa dos pais e fui pra minha casa. Depois de 6 anos e 9 meses de namoro, namorido e eu resolvemos juntar os trapos, as escovas de dentes, os panos de bunda e tudo mais.
Tirei 4 dias de folga do trabalho que eu vinha acumulando em horas extras (que não são pagas, mas a gente desconta, claro).
Nas horas (ou minutos) de descanso resolvi botar o ócio criativo para fora. Peguei meus paninhos que já tinha comprado há algum tempo mas não tinha arrumado tempo para inventar nada. Abri o notebook para ver as fotos que havia pego na internet, e botei as mãos para trabalharem.
Cotei papel para ter certeza de que daria certo fazer daquele modo (assim não estragava pano, que não pode ser reciclado), montei os moldes e cortei os círculos. Depois dividi no meio. Corri para a máquina de costura, fechei a meia-lua de tecido vermelho com bolinhas brancas, e obtive um cone. Enchi com plumante (ou, como diz minha mãe, manta acrílica), fechei no sistema fuxico, fiz um fuxico de floridinho verde, costurei em cima, e agora só falta achar os fios de palha para fazer os lacinhos do acabamento.
Repeti o processo 7 vezes.
Depois, cortei um retângulo no papel (de novo, para molde), colei, amassei, fuxiquei... cortei o pano quadriculado vermelho com vinho, costurei a lateral na mão mesmo que nem queria ligar a máquina de novo, fuxiquei embaixo, fuxiquei em cima... fiz 5 fuxicos de folha em verde florido, juntei tudo, costurei na "bolinha" vermelha e dei aquela unidinha de leve no topo com a base. Falta também o lacinho de palha.
Cortei mais papel, cortei o xadrez verde, costurei, fix mais 5 folhinhas de fuxico e juntei. Falta o lacinho.
E ficou assim:


E na mini fruteira:


Aí fiz um coração para enfeitar minha cômoda (foi feita pelo meu tataravô - é, o bisavô da minha mãe - há mais ou menos 500 anos), que ficou assim (foto da cômoda e no detalhe o coração):


E então, uns 2 dias depois resolvi aproveitar um copinho plástico que veio com agulha, linhas e botões e usar um moranguinho (não sei porque, mas certas coisas devem ser ímpares). Peguei uma flanela branca, encapei o potinho, fiz um "chantilly" com o resto da flanela, fiz uma "meia bola" com o florido verde, e juntei tudo com um moranguinho. E eis o cupcake-porta-alfinetes mais lindo do mundo:


Outro dia posto fotos da minha doceração não artesanal. E aos poucos vou mostrando as coisas que eu mesma fiz pra casinha...
Nada cor-de-rosa (namorido não gosta), mas muito rosa shock!

Um comentário:

  1. Nossa Kel, não sabia q vc tinha dom p/ costura. Ficaram MTO lindinhos.
    Eu adoro artesanatos, aos 11 anos, costumava fazer cursos nas férias.
    Uma vez fiz um de frutas de cêra q na classe só tinham velhinhas hahahaha... e eu lá, com 11 aninhos.
    Adoroooo!

    ResponderExcluir

Comente o que você achou, o que tem de parecido por aí, deixe seu blog para a gente visitar!